Jamais subestime o poder de influência que uma embalagem pode exercer na decisão final de compra do seu público-alvo. Desde as cores utilizadas até o estilo da composição, são muitos os fatores atuando para atiçar a curiosidade do seu cliente, fazendo com que ele escolha o seu, dentre tantos produtos que estão no ponto de venda.
Essa vantagem pode ser explorada para atingir vários propósitos específicos, como estabelecer e reforçar o reconhecimento de marca ao manter as escolhas estéticas gerais da peça, fazendo retoques esporádicos – ou mesmo para causar um destaque positivo por meio da quebra de expectativa.
Sobre essa última proposta, podemos apontar algumas estratégias de marketing que vão trazer personalidade à sua embalagem e, como consequência, impulsionar as vendas do seu produto.
Conheça agora 5 exemplos de como fazer isso.
Dica 1 – Divulgue promoções
Uma das formas mais efetivas de convencer o cliente a levar seu produto, ou mesmo de retornar ao seu ponto de venda, é divulgar alguma promoção na embalagem do produto ou na sacola de compras da sua marca.
Exemplos já populares, mas que ainda surtem efeito no público que valoriza economia, são as políticas de “compre dois, pague um” e “compre e concorra a sorteios”, assim como a divulgação de descontos para dias específicos da semana.
Após a escolha da estratégia de vendas mais vantajosa para sua empresa, é hora de buscar uma gráfica de confiança para executar os modelos promocionais da sua embalagem.
Dica 2 – Destaque o diferencial
A cada dia que passa, maior valor é dado às experiências personalizadas de consumo. Queremos enxergar parte de nós em tudo o que adquirimos, e essa demanda pode muitas vezes ser o critério de escolha que influenciará a nossa compra.
Produtos de caráter vegano, que apresentam baixa taxa de açúcar ou que ostentam décadas de tradição no mercado podem ganhar o apreço do público por simplesmente informar esses diferenciais na embalagem de uma forma atraente.
Detalhes como esses contribuem para conferir personalidade à embalagem com a qual o público irá se identificar.
Dica 3 – Para cada data, uma caixa
Personalizar sua embalagem de acordo com a data comercial mais próxima pode ser muito interessante para construir a relação da sua marca com o público. Basta escolher uma frase cativante para reconhecer o momento e chamar a atenção do eventual cliente.
Feriados como o Natal são ótimos para isso, pois quase qualquer produto pode se valer da ocasião para inovar na embalagem. Já em outras ocasiões, como Dias das Mães e Dia dos Namorados, é possível trazer mais vantagens para alguns perfis de consumo do que para outros.
Dica 4 – Entregue utilidade além do produto
Este é um investimento que pode dar muitos resultados em longo prazo. Considere criar edições limitadas do seu produto, armazenando-o em uma embalagem com maior durabilidade, que possa servir ao cliente em outras funções.
Se as suas embalagens usuais já são utilizadas para além do consumo do produto, como copos de requeijão, por exemplo, considere lançar versões colecionáveis, abordando alguma temática que possa agradar ao seu público-alvo.
Dica 5 – Comunique valores da marca
Sintetizando alguns dos conselhos anteriores, fechamos a lista recomendando o uso recorrente de frases que comuniquem os valores da marca e que podem ser utilizadas pelo público no seu cotidiano.
Assim como na Dica 3, o cliente pode usar a mensagem que personaliza a embalagem como uma extensão dos seus próprios valores – algo que ele pode repassar às outras pessoas.
Fonte: Printi