A psicologia das cores busca esclarecer as formas como a nossa mente reconhece e traduz as cores em sensações. Esses efeitos são explorados com bastante ênfase em todos os escopos da publicidade moderna, assim como na arte de decorar casas e escritórios, nos trabalhos de moda em geral e em outras áreas. Nós da Art3 acreditamos que todo designer deve dominar esse conceito a fim de criar layouts que reforçam, de forma eficaz e complementar, a mensagem que o texto inserido está propondo. O mesmo vale para a criação de marcas e outros tipos de trabalhos que esse profissional possa empenhar. Hoje trazemos até você os significados, à luz da psicologia, da maioria das cores utilizadas no dia a dia da produção gráfica. Note a quantidade de sentimentos e sensações que cada tonalidade pode provocar no expectador, efeito que quase sempre passa despercebido pelo público.
Vermelho
Representa o fogo e a vitalidade, mas pode gerar reações agressivas. Incentiva o aumento da frequência cardíaca e acelera a respiração. Normalmente é associado a termos como: paixão, entusiasmo, impacto, agressividade, força, energia, amor, liderança, masculinidade, perigo, fogo, raiva e revolução.
Laranja
Verão, calor, alegria e juventude são conceitos que essa cor representa. Basicamente, pode aumentar a confiança e sinalizar muito otimismo, até mesmo estimulando o sistema respiratório por meio do seu brilho. Normalmente é associado a termos como: equilíbrio, generosidade, entusiasmo, alegria, aconchegante, energia e criatividade.
Amarelo
Quente e brilhante, o amarelo atua na representação da divindade em várias culturas, por ser a mesma cor do sol. Pode ser um motivador de alegria e despertar a criatividade, eliminando o cansaço. Normalmente é associado a termos como: concentração, disciplina, comunicação, positividade e boa sorte.
Verde
Representa a esperança e a fertilidade. A cor verde atua como hipnótico e sedativo, ajudando muitas vezes no tratamento de insônia e quadros de excitação nervosa. Normalmente é associado a termos como: esperança, cura, natureza, paz, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro, boa sorte, ciúmes, ganância e esperança.
Azul
Calmante ligado às coisas profundas é capaz de transmitir bondade, serenidade e paciência. Normalmente é associado a termos como: harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde, purificação, amabilidade, paciência e serenidade.
Roxo
Relaciona-se à intuição, mas pode gerar melancolia. É considerada a cor da realeza. Normalmente é associado a termos como: velocidade, concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza e dinheiro.
Marrom
Transmite energia positiva e está ligado ao sólido e seguro. Por isso é bastante usado nos móveis. Normalmente é associado a termos como: sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso e aspereza.
Rosa
Em seus variados tons, o rosa demonstra afeto e pode ajudar a relaxar. Tem um efeito positivo e de motivação sobre pessoas. Normalmente é associado a termos como: amor, carinho, suavidade, acolhimento e romantismo.
Branco
Pureza, paz e fé são as melhores palavras para traduzir esta cor e é por isso que as noivas casam de branco e o Ano Novo tem essa tradição. Normalmente é associado a termos como: purificação, perfeição, pureza, neutralidade, humildade, limpeza, claridade, frieza, esterilidade, inocência, reverência, paz, simplicidade, rendição e união.
Preto
Cor da morte e do luto, o preto associa-se à dor, tristeza e melancolia, mas pode transformar-se em mistério, poder e estilo se bem utilizado. Normalmente é associado a termos como: luto, elegância, solidez, poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério e azar.
Cinza
É possível traduzir elegância, velhice, tédio, respeito e até tristeza diante desta cor neutra. Porém, a mesma dá ênfase aos valores intelectuais e espirituais. Normalmente é associado a termos como: humildade, respeito, reverência e sutileza. Fonte: portalwacom.com