A vida de freelancer pode se revelar como um verdadeiro drama disfarçado de utopia.
Antes de embarcar nessa forma de trabalho, muita gente pode invejar esses benditos profissionais autônomos pela possibilidade de entregar demandas, e receber por elas, sem nem mesmo arredar a pé de casa.
Se você está atuando dessa forma a algum tempo, já deve ter percebido que a realidade não é tão bela como pintam por aí.
Na verdade, o senso de liberdade que cerca a vida de freelancer pode cobrar um preço bem caro para quem não está acostumado gerir o próprio tempo de forma responsável. E isso pode abrir portas para um mundo de frustações, tanto pra você quanto para seus eventuais clientes.
Ainda bem que, durante esse último surto de procrastinação, que você teve a sorte de topar com esse artigo. Aqui vamos apresentar algumas dicas certeiras para você otimizar a sua produtividade e não perder mais nenhum prazo de agora em diante! Vamos lá?
Seja o mestre dos atalhos
Sempre que identificar um processo que é repetido por você várias vezes durante um job – seja com edição de imagem, criação de texto, ou programação de site – pergunte a sí mesmo se não há um algum comando no software em questão para agilizar seu trabalho.
Quase sempre haverá um atalho que você ignorou por anos e, agora, vai facilitar sua rotina pelo resto da vida.
Deu branco? Papel e caneta na mão
Não tem jeito. Uma hora o bloqueio criativo recai até mesmo sobre o mais diligente dos freelancers. Mas nada de pânico quando isso acontecer com você! Hora de manter o seu lado direito do seu cérebro funcionando fazendo uma pausa rápida para… desenhar alguma coisa!
Isso mesmo. O simples ato de rabiscar algo ou escrever algumas frases fora da tela do computador já vai ajudar a tirar sua mente do bloqueio e, quando menos esperar, seu cérebro vai sugerir alguma alternativa para aquele impasse de antes.
Não deixe os erros congelarem seu progresso
Existem vários fatores que ocasionam aquela pisada na bola durante o trabalho. Às vezes é por falta de mais informação, e às vezes é só falta de atenção mesmo.
Nesse momento, não há porque gastar tempo remoendo sua culpa e deixando a ansiedade tomar conta.
Admita o erro, identifique qual situação levou esse resultado, para tentar não repetir a mesma falha, e siga em frente.
Faça uma coisa de cada vez
Essa pode ser a dica mais batida de todas, mas se ela se repete em quase todo texto que discute produtividade, então deve haver um bom motivo para isso.
Quando você divide sua atenção para mais de uma tarefa, a qualidade do trabalho é fatalmente comprometida pelo simples fato de que não existe um foco para o sua consciência poder trabalhar.
Então, por mais que o prazo pareça apertado, gaste um tempo escolhendo o que fazer primeiro e siga essa ordem. Você só tem a ganhar com isso!
Use pastas para tudo!
E quando falo tudo… é TUDO mesmo! Tanto dentro quando fora do PC, sua vida só tende a melhorar à medida que você organiza a sua vida em padrões que fazem sentido pra você.
É esse é o segredo! Você não precisa usar o app de administração pessoal melhor avaliado no Google Play… ora, você nem precisa comprar pastas de verdade pra guardar as suas coisas.
O importante aqui é entender o conceito e, adotando a mentalidade proposta na primeira dica, sempre procurar por uma forma de facilitar a sua vida em um futuro próximo, quando você sabe que vai precisar realizar a mesma tarefa ou consultar a mesma informação novamente.