Neste artigo, vamos compreender um pouco mais sobre as etapas da produção gráfica. Ao detalhar cada passo do processo de impressão de materiais, podemos compreender como atingir um resultado gráfico com o maior nível de qualidade possível.
ETAPA 1 – O PEDIDO
Tudo começa com uma necessidade: a demanda aqui pode ser um material gráfico, como um cartão de visita ou um flyer, por exemplo. Após a atuação do redator, que cuida do texto, e do designer, que cuida da composição visual, é hora da aprovação do cliente, ou seja, aquele que solicitou a criação da arte.
ETAPA 2 – DEFININDO O PROCESSO
Selecionar o processo de impressão mais indicado para o projeto significa escolher a maneira como os elementos gráficos serão transferidos para o papel.
Essa técnica pode usar tanto o método direto quanto o indireto. No método direto, a transferência é feita diretamente entre a matriz e o substrato, seja por flexografia, rotogravura ou serigrafia.
No método indireto, quando se usa intermediários para a transferência, temos como exemplo a impressão do tipo Offset, executada por meio de chapas.
ETAPA 3 – PRÉ-IMPRESSÃO
A pré-impressão é a primeira parte de um fluxo de impressão, responsável por preparar os arquivos recebidos de acordo com as especificidades da máquina.
Como cada máquina trabalha com um padrão de impressão, o profissional responsável pela etapa deve considerar esses detalhes no fechamento do arquivo.
Nesse momento também são corrigidas eventuais falhas no arquivo, com objetivo de alcançar a qualidade perfeita de impressão.
ETAPA 4 – IMPRESSÃO
Tem início, então, a produção da matriz. A prova do material é feita em impressora digital; após aprovada, entra em produção.
Além da impressão, as máquinas responsáveis podem, dependendo de seu nível tecnológico, executar as dobras previstas no arquivo, assim como os cortes do projeto. Na sequência, o material é encaminhado para a etapa de acabamento.
ETAPA 5 – ACABAMENTO
Nesta fase final, que pode acontecer na própria gráfica ou contar com um fornecedor de confiança, ocorre a aplicação de vernizes, refile e outros tipos de corte. Tudo para enobrecer o resultado final, de acordo com as exigências do cliente.
Fonte: Printi.