Todo empreendedor do setor de restaurantes reconhece a importância de criar um ambiente agradável para receber seus clientes, que chegam até ele procurando um produto principal: experiência gastronômica.
Para atingir isso, é necessário que vários elementos atuem de forma harmônica dentro do ambiente da loja.
Hoje, vamos comentar uma peça de comunicação que tem contato direto com o cliente e, por isso, merece atenção especial em sua confecção: o cardápio.
Confira alguns passos que nós da Gráfica Art3 consideramos essenciais para construir um cardápio encantador que estimule a compra de forma natural e inesquecível.
Passo 1 – Buscando referências
Para começar bem o processo, busque referências que transmitam as mesmas sensações que devem estar presentes no imaginário da sua marca. Estamos falando de uma hamburgueria superdescolada? De uma cafeteria que abraça o minimalismo? Levante as qualidades que melhor destacam seu negócio e procure bons exemplos para se inspirar.
Não se limite às lojas locais. Procure referências principalmente pelo mundo afora, via internet. Assim você aumenta as chances de encontrar algo excepcional.
Passo 2 – Exerça o olhar crítico
Após reunir algumas referências que cativaram seu olhar, é hora de usar a lógica e analisar friamente os aspectos de cada cardápio que levaram você a escolhê-lo como exemplo. Aqui vão alguns elementos da composição que merecem avaliação individual:
- Escolha da fonte
- Fotos dos pratos
- Densidade textual de cada página
- Divisão de categorias (entregas, principal, sobremesas, bebidas etc.)
Passo 3 – E com uma pitada de storytelling…
Na hora de listar cada prato, tente elevar o máximo possível a descrição de cada item. Como falamos no começo deste artigo, o principal é a experiência gastronômica. Encare a apresentação do prato no cardápio como uma verdadeira sinopse do que seus clientes podem esperar quando pedirem aquela refeição.
Assim como na busca por referências visuais, procure identificar o estilo textual dos cardápios que mais chamaram a sua atenção.
Passo 4 – Teste na tela
Com as ideias girando na sua mente – e um rascunho inicial quase se formando –, busque um profissional de design para converter essa ideia em um projeto gráfico de fato. Peça a opinião dele a respeito da sua proposta e faça as correções apontadas.
Passo 5 – Escolhendo o material
Ainda no campo das decisões estéticas, é importante definir a gramatura do papel, o enobrecimento da superfície e outros detalhes que vão comunicar os valores da sua marca.
Como a tiragem de cardápios costuma compor um pedido menor, recomendamos que procure, junto à gráfica, opções de acabamento de alto nível. Lembre-se que o cardápio deve ser tão resistente quanto atraente, já que será manuseado repetidas vezes e passará pelos olhos de várias pessoas.
Fonte: Printi.