Toda produção gráfica bem executada, que atenda todas as necessidades do projeto, precisa ter como base uma série de informações e instruções que devem ser fornecidas pelo cliente. Aqui na Art3 acreditamos que, quanto mais completo for esse briefing, mais fácil será identificar os principais desafios na criação de qualquer arte, seja ela uma nova identidade pra marca ou uma simples derivação de campanha. Confira uma lista com as principais informações você deve extrair do seu cliente antes de colocar a mão na massa!
O perfil do cliente
Descubra os valores da empresa, assim como os detalhes do público alvo que essa marca atende. Assim você será capaz de entender as dores e desejos desse target
Qual o escopo da empresa?
É preciso também definir quais tipos de serviços e produtos são oferecidos pelo cliente. Dessa forma você saberá como direcionar a intenção de cada produção visual. Aproveite o questionário para esclarecer a posição da marca em meio ao mercado, assim como suas forças e potenciais.
Reconheça a concorrência
Para reunir todas as informações relevantes sobre o cliente é importante estar por dentro do posicionamento da sua concorrência. Por isso, crie uma lista com os principais playersque atuam no mesmo mercado da marca para a qual você está trabalhando. Lembrando que sua análise da concorrência deve ser a mais imparcial possível, reconhecendo suas vantagens e desvantagens em relação ao cliente.
Escolhas de estilo e comunicação
Após realizar as etapas anteriores, seu briefing começa a ganhar forma. Hora de buscar informações que vão afetar seu trabalho de forma mais direta. Extraia do seu cliente em quais redes sociais e veículos a marca costuma ser divulgada e qual estilo visual é usado atualmente. Descubra também o quanto o cliente está aberto a mudanças nesse estilo de comunicação vigente.
Descubra o que o cliente não quer
Evite a experiência desagradável de ter o seu trabalho complemente rejeitado pelo seu cliente, tudo porque a produção transmitiu uma mensagem complemente oposta ao discurso que a marca deseja passar. Na hora de preencher o seu briefing, questione seu cliente sobre as cores, fontes, escolhas de palavras ou qualquer outro detalhe que não agrade o grupo responsável pela aprovação de suas peças.
Qual o orçamento?
Faltando pouco para terminar sua análise, das necessidades e expectativas do cliente em relação ao seu trabalho, chegou o momento de estabelecer o quanto você pode gastar na produção das artes. Essa etapa é muito importante, pois vai ajudar a manter suas ideias dentro de um limite realístico de execução.
E, finalmente, o prazo
Quando todos os itens anteriores tiverem sido preenchidos no seu briefing, você com certeza vai ter uma visão muito mais clara do processo de produção. Resta agora negociar o prazo de entrega com seu cliente. Sim, ao usar o termo “negociar”, deixamos claro que não basta acatar a primeira escolha de data que o cliente informar. Vocês devem chegar a um prazo que permita a execução do projeto, em toda a sua complexidade, e alcançando a qualidade que você e seu cliente tanto almejam.
Fonte: seunovonegocio.com.br