Freelancer: como iniciar uma carreira de sucesso

Post Image

A possibilidade de ser o seu próprio chefe é um sonho que rodeia a mente de muitas pessoas, seja em tempos de crise ou não. Por isso, muitos são os profissionais que enxergam na carreira de freelancer a oportunidade de atingir a tão esperada autonomia financeira. Se você também compartilha desse desejo, então vai adorar a lista de dicas que vem a seguir, onde vamos detalhar os principais passos para se tornar um freelancer de sucesso, independente da área de atuação. Preparado?

Tenha experiência!

De nada adianta estar cheio de vontade para começar a receber os primeiros jobs, se ninguém sabe o que esperar de você enquanto profissional. Para começar a receber trabalhos e ser remunerado por eles você precisa de duas coisas: possuir competência para fazer o trabalho e ter condições de provar isso!

Documente sua carreira

Siga essa jornada de realização profissional criando um bom currículo e acumulando exemplos de trabalhos anteriores (não precisam ser jobs remunerados) dos quais você se orgulha, e acha que podem causar uma impressão positiva no seu futuro empregador.

Certificados! Onde?

Outra forma de dar aquela “tunada” no seu currículo é fazendo cursos e se especializando nas áreas que você pretende atuar. Já sei. Está com medo de ter que gastar dinheiro antes mesmo de começar a ganhar algum, não é? Fique tranquilo! Para sorte nossa há várias plataformas online que oferecem cursos grátis com direito a certificados. Temos o Cursou, por exemplo, que dispõe várias modalidades relacionadas a design gráfico. Clique no link e confira!

Quanto custa meu trabalho?

Se seguir à risca todos os passos citados anteriormente, em breve você vai ser capaz de descolar seu primeiro freela remunerado. Quando isso acontecer, entretanto, segure a vontade de fazer caridade e tenha coragem para cobrar o valor justo pelo trabalho! “Mas de quanto estamos falando?” – Você se pergunta.

Coloque tudo na ponta do lápis

Para muita gente essa pode ser uma das partes mais complicadas de lidar com clientes. Mas esse não precisa ser o seu caso. Existe um site chamado 99 freelas que faz essa conta pra você. Não é o máximo? Basta acessar o link e jogar os dados na calculadora online deles.

Conhece a ti mesmo

Com o passar do tempo é normal se ver cercado de demandas e precisar dividir sua atenção e esforços criativos entre vários clientes. Nesse momento, é muito importante manter o pé no chão e, digamos, não abocanhar mais do que consegue engolir. Em outras palavras, evite a todo custo aceitar trabalhos que você sabe que não poderão ser entregues dentro do prazo que o cliente deseja ou que requerem uma complexidade que você ainda não é capaz de executar.

A jornada está só começando!

Obviamente existem vários outros conselhos sobre o mundo dos freelancers que valem a pena ser compartilhados aqui no blog. Mas acreditamos que, com essas dicas essenciais que foram ditas, você já será capaz de dar início nessa jornada com bastante segurança! Fique ligado nas próximas atualizações, pois em breve devemos voltar a tratar desse assunto vasto e interessante.

WhatsApp