Na hora de enviar arquivos e solicitar os serviços de impressão para uma gráfica, é importante entender os padrões de cores, caso a empresa recomende a conversão do projeto antes de executá-lo.
O mesmo pode ocorrer se for você o responsável pela produção, ao utilizar uma impressora especializada para um sistema diferente do que foi atribuído ao seu arquivo final.
Como esse tipo de conhecimento pode escapar ao domínio do cliente/produtor ocasional, que às vezes busca ser atendido em única demanda, nós da Art3 trazemos até você um guia prático que vai tirar suas dúvidas sobre os 3 principais sistemas que dominam o mercado de produção gráfica. Vamos lá?
CMYK
Padrão muito utilizado em impressoras e fotocopiadoras. O termo é formado pela letra inicial (e final, no caso de black) de suas cores primárias: ciano (Cyan), magenta (Magenta), amarelo (Yellow) e preto (blacK). Misturando os quatro tons é possível alcançar a maioria das cores do espectro.
Podemos considerar que o sistema CMYK é o padrão de cores mais usado em gráficas.
RGB
Sistema de cores aditivo, utilizado em equipamentos eletrônicos, como televisões, monitores e smartphones. As três letras significam suas cores primárias: vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue). Possui uma escala de cores maior do que o sistema CMYK e menor do que o Pantone.
Nesse sistema ocorre a adição de cores com intuito de formar novas cores. Todas as cores RGB possuem representações numéricas (que vão de 0 a 255), e são comuns em softwares como Photoshop e Corel.
PANTONE
O sistema de cores da Pantone, batizado de acordo com a empresa especializada em combinações de cores, baseia-se na mistura de diversos pigmentos para criação de cores especiais, como tons metalizados.
Esse sistema foi desenvolvido e padronizado ao longo dos anos, e se tornou referência no mercado de cores.
A tabela pantone ostenta uma gama de cores muito superior aos padrões RGB e CMYK.
DIFERENCIANDO CMYK E RGB
A principal diferença entre os sistemas de cores CMYK e RGB é a forma como interagem com a luz.
Enquanto o RGB emite sua própria luz e forma cores a partir do vermelho, do verde e do azul, o CMYK trabalha com a absorção da luz, removendo as quantidades necessárias de cada cor primária (ciano, amarelo, magenta e preto) para formar novas cores.
Esse detalhe sobre a escala CMYK explica a discrepância que as cores do projeto podem apresentar ao serem exibidas no monitor.
CMYK OU RGB: COM QUAL DEVO IMPRIMIR?
Para quem tem à disposição um equipamento de quatro cores, mas sem gerenciamento de cores avançado, recomendamos o uso do padrão CMYK, já que sua impressora provavelmente não será capaz de reproduzir a gama de cores RGB.
Contudo, se a impressora possui gerenciamento de cores avançado, como um servidor Fiery ou software RIP, por exemplo, a melhor opção é executar o projeto em RGB.
IMPRIMINDO PROJETOS EM PANTONE
Assim como na impressão de cores em sistema RBG, a criação com padrão Pantone também requer um software RIP (para máquinas de grande porte) ou um servidor Fiery (para impressoras menores).
Com esses recursos a impressora será capaz de converter com precisão o Pantone para CMYK, imprimindo de acordo com as cores exibidas no monitor, independentemente do software de design.
Se estiver imprimindo por conta própria, certifique-se de que sua impressora possua suporte a esses plug-ins. Caso contrário, você também pode tentar a conversão ao editar o arquivo em seu software de design.
A seguir, descrevemos como realizar esse processo nos programas mais usados do mercado.
CONVERTENDO DE CMYK PARA PANTONE (ILLUSTRATOR)
- Selecione o elemento em CMYK que você quer converter;
- Clique em “Edit”, no menu superior;
- Clique em “Edit colors”;
- Clique em “Recolor with preset”;
- Clique em “1 color job”;
- Clique na caixa de seleção de “Library”;
- Selecione uma das opções “PANTONE+”;
- Clique em “Ok”, depois em “Ok” novamente.
CONVERTENDO DE CMYK PARA PANTONE (COREL)
- Selecione o objeto CMYK;
- Clique na cor RGB, no canto inferior direito;
- Clique na caixa de seleção “Paleta”;
- Clique em “Biblioteca de cores”;
- Clique em “Exata”;
- Clique em “Pantone”, depois em “Pantone+”;
- Selecione “Solid coeated-V2”.
CONVERTENDO DE RGB PARA CMYK (PHOTOSHOP)
- Clique em “Image”, no menu superior;
- Clique em “Mode”;
- Selecione “CMYK Colors”.
CONVERTENDO DE CMYK PARA RGB (PHOTOSHOP)
- Clique em “Image” no menu superior;
- Clique em “Mode”;
- Selecione “RGB Colors”.
Fonte: Helio Print