Será que estamos abandonando finalmente a era do Flat Design? O que vem por aí na supremacia do senso comum em matéria de design gráfico? Está curioso pra saber?
Leia este artigo até o final para conferir 5 tendências que os especialistas apontam como futuro da cena designer mundial. Nem todas as escolhas podem te surpreender, mas garanto que pelo menos uma vai te inspirar!
1# – Logotipos adaptativos
Designers gráficos e programadores se uniram nessa corrente de estilo após experimentarem diferentes formas de criar seus designs. Tudo com o objetivo maior de tornar cada conteúdo responsivo, ou seja, legível e executável em qualquer tamanho de tela.
Parafraseando o conceito darwinista: quem se adapta sobrevive.
2# – Gradientes (Degradês)
A transição de cores – que havia sumido com a chegada do flat design – começa a ganhar força novamente ao protagonizar fundos de hotsites e até mesmo ícones de aplicativos – alô, Instagram 2018! Esse uso moderno do gradiente, agora mais vibrante do que seu predecessor, chega não para destronar, mas para enriquecer o fenômeno flat.
3# – Profundidade
Assim como acontece com os degradês, as técnicas de sombreamento foram esquecidas em razão da coroação do minimalismo extremo e de outros projetos ao estilo 2D. Para os próximos anos, entretanto, especialistas afirmam que o relevo volta a ganhar destaque pela sua insubstituível função de estabelecer hierarquia visual.
4# – Duotone
Técnica em que colocamos dois tons contrastantes em uma impressão, com o objetivo de criar uma imagem de duas cores. Esse efeito popularizado pelas capas de playlist do Spotity começa a ganhar cada vez mais adeptos, já que casa muito bem com o elegante semiflat.
5# – Elementos e paletas celebrando os anos 80
Refletindo sobre os desdobramentos sociais, essa tendência faz todo o sentido.
Como as crianças desse período acabaram crescendo, tornando-se criadores e consumidores estéticos, temos na nostalgia o principal argumento para explicar a volta das cores elétricas, do extraplano e de outros elementos que marcam essa vertente visual.
Fonte: DMSDESIGN.