Traçar um Plano de Marketing Jurídico pode ser uma tarefa desafiadora para profissionais da advocacia que não possuam bagagem do assunto. Se esse é o seu caso, fique tranquilo. Para não cair nos erros mais comuns na hora de construir o plano de comunicação da sua firma, basta observar a lista a seguir. Nela relatamos os equívocos relacionados ao Marketing Jurídico que você deve evitar a todo custo.
Equívoco 1 – Não sinalizar interesse genuíno pelas dores do cliente
Ao estabelecer contato com seu futuro cliente, seja pessoalmente ou por troca de mensagens, evite dar prioridade para suas qualidades e conquistas como advogado. Cative seu cliente demonstrando real interesse pelos problemas dele.
Equívoco 2 – Não manter suas redes sociais atualizadas
Cada perfil de rede social pede uma abordagem apropriada. A única conduta intolerável em todas elas é o abandono! Por isso, reserve um tempo para alimentar as páginas do seu escritório com conteúdo relevante referente à sua profissão. Também se certifique de responder toda e qualquer solicitação feita nessas mídias – ou contrate alguém para fazer isso por você. Muitas oportunidades podem surgir dessa frente de atuação.
Equívoco 3 – Fazer Spam
Não seja invasivo com sua estratégia de Marketing na internet. Ninguém gosta de receber mensagem privada com propaganda de qualquer tipo, muito menos de ter a caixa de e-mail lotada com ofertas de serviços jurídicos não solicitados. Foque sua publicidade nas páginas que você reservou para isso. Facilite o caminho que as pessoas trilharão até você; espere até que elas o procurem.
Equívoco 4 – Informar seu preço antes de comunicar seu valor
Outra questão importante no relacionamento entre advogado e cliente é escolher o melhor momento para informar as taxas e os honorários do serviço. Certifique-se, antes de informar o preço, de que seu cliente compreendeu todas as etapas do processo. Antes de saber o quanto vai custar, deixe que ele perceba o quão imprescindível é o seu serviço.
Equívoco 5 – Não investir em artigos de papelaria premium
Como foi dito antes, não perca tempo falando de si mesmo e do seu valor como profissional. Em vez disso, apresente um material gráfico (cartões de visita, papel timbrado etc.) que comunique o alto padrão que seus clientes podem esperar do seu trabalho. Procure sua gráfica de confiança e descubra quais opções de acabamento premium estão à disposição para aprimorar a qualidade dos seus impressos.
Fonte: blog.juridicocerto.com