Quem solicita o serviço de uma gráfica profissional pode se intimidar com alguns questionamentos na hora de fechar o pedido.
Após anos lidando com revenda e atendendo a profissionais fora do ramo da produção gráfica, nós da Art3 notamos que a escolha do papel e de sua gramatura é uma das que causam maior indecisão em nossos clientes.
Por isso, decidimos explicar melhor essa correlação entre os vários tipos de gramatura de papel e suas aplicações mais recomendadas, dentro dos vários formatos de impressos que uma gráfica profissional como a Art3 pode produzir. Confira!
Definindo parâmetros – O que é gramatura?
Gramatura ou gramagem de papel é uma medida de peso que informa a densidade do papel em gramas por metro quadrado (g/m²). Habitualmente, os papéis mais pesados são mais grossos. Já os papéis mais leves tendem a ser mais finos. No entanto, exceções existem.
Gratura = Espessura?
Não! É importante deixar isso claro: enquanto a espessura corresponde à medida de distância entre as duas faces do papel, a gramatura está unicamente relacionada à sua densidade.
Dica: antes de decidir a gramatura, peça para tocar num exemplar da matéria-prima em dois tamanhos diferentes para notar a maleabilidade do papel de forma mais precisa.
Mas e quanto aos nomes?
Assim como tons de tinta e outros materiais comuns à produção gráfica, os papéis para impressão são nomeados para facilitar a identificação entre os profissionais do ramo.
Como não esperamos que nossos clientes decorem todos os nomes de papel disponíveis, suas aplicações mais indicadas e as versões de gramaturas possíveis para cada tipo, vamos facilitar a vida de todos.
Segue uma lista compilada pelo site Helloprint, atribuindo todas essas informações técnicas de acordo com as gramaturas. Aproveite!
Gramatura entre 30g a 63g é ideal para:
- Jornais
- Etiquetas adesivas
- Bobinas de máquinas de cartão
- Blocos de notas fiscais
- Blocos de orçamentos
Papéis com essas gramaturas: Couché, Seda e Kraft.
Gramatura entre 75g e 120g, ideal para:
- Papéis timbrados
- Receituários
- Panfletos, cartões e convites de baixa qualidade
- Hot stamping
- Miolos de agendas e cadernos
- Artesanatos
Papéis com essas gramaturas: Couché, Offset, Kraft, Color Plus, Vergé e Sulfite.
Gramatura entre 120g e 240g é ideal para:
- Convites
- Folhetos
- Cartões de visita
- Cartazes
- Fotografias
- Caixas e embalagens em geral
- Artesanatos
- Molduras
Papéis com essas gramaturas: Aspen, Majorca, Cartão, Vergé, Vegetal, Offset e Cartolina.
Gramatura entre 250g e 350g é ideal para:
- Convites
- Catálogos
- Folders
- Flyers
- Cartões de visita
- Aquarelas
- Desenhos
- Artesanatos
Papéis com essas gramaturas: Diamond, Design White, Supremo, Duplex e Couché.
Fonte: Helloprint