Foi-se o tempo em que o primeiro lugar para se fazer uma pesquisa de referências visuais era o Google Imagens. Aqui na Art 3 a gente sabe bem disso. Nossos olhos foram se moldando com certa evolução estética e reforçando essa necessidade de buscar mais qualidade visual e não só quantidade.
Precisávamos de “coisas mais bonitas”, “umas imagens mais criativas”, “umas inspirações bacanas”. E aqueles objetos crus e recortados da maior plataforma de pesquisas do mundo não eram mais o suficiente.
Esse processo de reeducação visual teve seu auge junto com a proliferação das redes sociais. Nascia um perfil de internauta mais ativo, exigente, falante, de opinião formada e disposto às novas conexões. Nascia também o ambiente ideal para redes sociais específicas desse nicho de profissionais que trabalham com arte e comunicação. E dentre elas, uma das mais relevantes, o Behance.
Queridinho dos criativos, o Behance veio para sanar diversos empecilhos e atualizar alguns processos. Aquela tal pasta impressa que um designer levava numa entrevista de emprego se tornou um link enviado por e-mail. E aquele feedback moroso dos amigos, se tornou instantâneo.
Mas agora, vamos falar de você: como vai o seu Behance?
Caso sua resposta seja “Vai bem, obrigado”, esse artigo da Art 3 muito se orgulha de você. Agora, caso respostas como “O que é isso?” ou “Ixi, tem um tempão que não mexo nele” passaram pela sua cabeça, esse artigo veio para ser o seu melhor amigo.
Eis então, alguns motivos cruciais para, após a sua leitura aqui, ir correndo para o www.behance.net atualizar o seu portfólio.
Motivo 1
Network
Também conhecido como QI (Quem Indica), o Behance amplia seu Network além das barreiras geográficas. Lembra? É uma rede social. E redes sociais promovem conexões diversas. Agora imagine você, designer, diretor de arte, redator, diretor de criação ou freelancer em contato direto com uma galera massa da sua área? O céu deixa de ser o limite.
Motivo 2
Melhoria do trabalho
Se é uma rede social, as pessoas dão opiniões. E se as pessoas dão opiniões, você tem muito que aprender. Ah, e detalhe: são dicas e sugestões de pessoas que falam a sua língua.
Motivo 3
Referências
Nada de Google Imagens, aqui sua busca por referências é qualificada. Isso significa mais conteúdo de primeira para as suas conexões neurais. Significa também mais projetos incríveis para subir no seu próprio Behance.
Motivo 4
Seu mercado é o mundo.
Sim, porque limitar as suas oportunidades de trabalho ao quarteirão que você mora se do outro lado da tela um mundo inteiro está sedento do seu talento? Pense nisso e use o Behance como ponte para projetar o seu trabalho além dos sete mares.
Como deixar meu Behance mais legal?
“Ah, mas o Behance é muito quadrado”, “Ah, mas eu queria trazer mais personalidade pra minha página”. Ok, não tiro sua razão. Mas você sabia que a Adobe, dona do Behance e do My Portfolio (plataforma de portfólio com layouts mais atrativos) permite a integração ente as duas redes? Sim! Isso otimiza seu tempo, já que você não faz o mesmo trabalho duas vezes e traz mais qualidade estética e criatividade de navegação para ambas as plataformas.
Bem, é isso. Espero que dá próxima vez que alguém perguntar “Como vai o seu Behance?”, sua resposta seja a mais positiva possível.
Até o próximo artigo!