Folders são peças de comunicação impressas que possuem uma capacidade de rotação imensa. Você pode encontrá-los em balcões de academia, na sala de espera de um consultório ou mesmo quando os recebe de um panfleteiro, ao andar distraído pela rua.
Por conta disso, não é incomum ver os mais diversos perfis de empresas e entidades usando folders para divulgar seus serviços, informar programações de eventos, entre outros diversos propósitos.
No post de hoje, trazemos até você 7 dicas valiosas que vão guiar o seu processo de confecção de folder, independentemente do formato desejado ou do conteúdo da mensagem a promover. Vamos lá?
Dica 1 – Coloque-se no lugar do receptor
O responsável pelo texto do folder deve, antes de definir o conteúdo da peça, fazer um exercício de empatia para encontrar a melhor forma de informar seu interlocutor.
Em outras palavras: é preciso colocar-se no lugar de quem receberá o folder.
Distinga o nível de conhecimento prévio que o indivíduo pode ter sobre sua marca e organize as informações para que a nova mensagem seja absorvida de forma clara e precisa.
Dica 2 – Organizando as informações
Se o propósito do folder é anunciar um novo curso, ou atrair clientes com uma tabela de preços competitiva, existe alguma informação importante que o público deve saber primeiro – ou melhor dizendo, ler primeiro – enquanto passa os olhos pelo seu folder?
Organizar a hierarquia de informações do seu impresso, orientada pela ordem de leitura da pessoa que será impactada, é um passo fundamental para comunicar sua mensagem de forma lógica e eficiente.
Dica 3 – Seja econômico nas palavras
Não abuse da capacidade do foco, assim como da disposição para leitura que o futuro receptor do seu folder tem a oferecer. Coloque no impresso apenas informações essenciais para estimular o interesse da pessoa e possibilitar o contato dela com você.
Dica 4 – Cite vantagens reais e reconhecíveis
Para captar a atenção do seu público de forma ética e ao mesmo tempo eficaz, basta refazer o exercício da Dica 1, dessa vez buscando identificar as dores (vontades, necessidades, receios) da pessoa que vai receber o folder.
O público só se sentirá confiante e dará credibilidade ao anúncio caso perceba suas vantagens reais. Portanto, dê ênfase aos benefícios que aquele produto ou serviço vai trazer para o cliente.
Dicas 5 – Crie chamadas cativantes
Seguindo a intenção da dica anterior, escreva chamadas para ação (“inscreva-se…”, “doe…”, “entre em contato…” etc.) que introduzam a solução da demanda que o público interessado busca resolver.
Títulos
O que mais costuma chamar a atenção das pessoas, sobretudo em peças como folders, é o título da propaganda. Nesse caso, tente ir além do convencional e use termos realmente atrativos, seguindo uma linha diferenciada, que faça com que todos parem para ler o que está sendo comunicado.
Dicas 6 – Criando um design de arte funcional
Na hora de criar um folder, a composição da arte também é muito importante. Assim como na parte textual, invista um tempo testando propostas de design.
Opte por cores e busque ilustrações que complementem a mensagem central do texto da melhor forma possível. Vale lembrar que a parte visual também contribui para chamar a atenção do leitor. Muitas vezes, este é o fator primordial, o que o fará erguer a mão e aceitar o folder.
Dica 7 – Seja cuidadoso na revisão e na impressão
Quando se trata de um folder, é de extrema importância a revisão do conteúdo para que o material não seja impresso com erros e, consequentemente, cause prejuízos.
Além da revisão, a impressão precisa ser muito bem feita, por isso é importante contar com uma gráfica com experiência no mercado, como a Art3.
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Fonte: Promo Press